Jurema promove campanha Agosto Dourado e incentiva aleitamento materno

A Prefeitura da Jurema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá diversas ações da campanha Agosto Dourado durante o mês de agosto para apoiar e incentivar o aleitamento materno. O tema da campanha de Aleitamento Materno, que ocorrerá durante todo o mês de agosto, será “Amamentação: amar é alimentar”.

O Agosto de Dourado foi criado para valorizar a estratégia de maior impacto na saúde humana e de menor custo para a sociedade e para o planeta, a amamentação e o leite humano, que merecem ser destacados durante todo o mês, destacando a conscientização dos pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno.

Por meio do leite materno o recém-nascido fica protegido de doenças. Além de garantir benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para a criança, a amamentação pode evitar ainda problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores.

A campanha mundial da amamentação é pactuada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em Jurema, a ação fica sob a responsabilidade do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, com assinatura de participação no Selo Unicef, Fundação Abrinq e do Programa Prefeito Amigo da Criança (Gestão 2021 – 2024).