Teste do Pezinho

Conhecido cientificamente como triagem neonatal, o Teste do Pezinho consiste apenas numa gota de sangue que pode diagnosticar precocemente uma doença e salvar a vida da criança. Ele é feito gratuitamente, e a indicação é para os pais providenciarem a partir do terceiro dia do nascimento.

Em Jurema, o exame é disponibilizado no Centro de Especialidades Médicas Nossa Srª da Conceição (Policlínica), e a Secretaria Municipal de Saúde de Jurema destinou dois dias na semana para a realização do teste do pezinho, com atendimento todas as terças e quintas, das 8h às 11h.

O teste do pezinho promove o diagnóstico de diversas doenças, entre elas hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística, podendo trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificadas e tratadas.

A Prefeitura da Jurema é muito comprometida com a garantia de direitos das crianças, por isso, atua fortemente no sentido de assegurar que o teste do pezinho seja um exame, cada vez mais, realizado em nossa cidade.

É a Prefeitura da Jurema no caminho do desenvolvimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content